domingo, 9 de novembro de 2008

ALGUMAS TÉCNICAS DA MEDICINA CHINESA

FOTO ILUSTRATIVA ELETROESTIMULAÇÃO
FOTO ILUSTRATIVO DE MOXATERAPIA

FOTO ILUSTRATIVA VENTOSATERAPIA

ELETROESTIMULAÇÃO: Nas condições dolorosas , o tratamento com a eletroestimulação ou eletroacupuntura é bem indicado. Ela utiliza estimulação elétrica em diversas frequências e intensidades nas agulhas de acupuntura, promovendo assim a tonificação ou sedação dos pontos que cabe a sedação ou tonificação para harmonizar o equilibrio energético do paciente trazendo lhe o alívio. esta técnica é também utilizada para tratamento de obesidade e ou em estética facial.
MOXABUSTÃO: É utilizada em associação , nos pontos que cabem tonificação , retirada de vento (energia pervesa ) .Essa técnica consiste na queima do bastão da planta Folium Artemisiae Vulgares para gerar calor , e então o resultado terapêutico.
VENTOSATERAPIA: A técnica consiste na liberação de "QI ESTAGNADO", energia parada, no tecido conjuntivo ( entre a pele e os músculos ), portanto é uma técnica que atua diretamente no tecido conjuntivo liberando as fácias, aumentando a irrigação tecidual e oxigenação, para um melhor deslizamento das apneuroses, que muitas vezes quando aderidas são causas de dores, principalmente na região lombar e cervical. A ventosa pode ser aplicada de forma fixa ( no ponto ASHI ) ou de forma móvel ( trajeto dos meridianos ).
A ventosaterapia é como massagem, eficaz contra a chamada síndrome do desconforto generalizado, como dores de cabeça crônicas , vertigens ,abatimento , tensão muscular , fadiga entre outros ...
OBS:PODE CAUSAR DORES E DEIXAR O LOCAL VERMELHO ATÉ ROXO.
Juntamente à esta técnica , se utiliza a sangria. Com uma caneta ponta de agulha, os pontinhos avermelhados que podem apresentar na pele após passar a ventosa, indicam energia estagnada .Estes pontos estimulados por essa lanceta provoca um sangramento local liberando QI ESTAGNADO ou seja a sindrome que esta ali no local renovando o sangue.
Esta técnica pode ser usada sozinha sem ventosaterapia , caso seja necessário liberar a energia estagnada em um ponto de meridiano como por exemplo pontos TSING.
A energia estagnada significa energia parada, se o objetivo da acupuntura é fazer a energia circular promovendo melhora, a energia estagnada, siginifica que não está circulando provocando doença e quanto mais essa energia fica parada, mais crônico se torna a doença.

ACUPUNTURA!!!


MEDICINA TRADICIONAL CHINESA

A medicina tradicional chinesa, atua na área curativa e preventiva.Com quatro mil anos de história, a técnica pode ser administrada como tratamento complementar em diversas patologias e distúrbios bifuncionais.
A acupuntura é uma das técnicas dentro da medicina chinesa, é um método evazivo , pois, se utiliza agulhas e as inseri em Acupontos (pontos de acupuntura em cada meridiano que se forma por duplas de órgãos e víceras )
O estímulo da agulha promove respostas da atividade cerebral, favorece a liberação dos neurotransmissores estimulando a produção de hormônios e facilitando a regulação da frequência cardíaca e respiratória e da pressão arterial.
Os pontos da Acupuntura podem ser estimulados por meio das tradicionais agulhas, como também através do laser , da eletroestimulação, do moxabustão (aquecimento do ponto com bastão feito de folhas de artemisia ).
Geralmente a utilização da acupuntura, é feita em associação com terapia manual, Shiatsu, Quikmassagem, Massagem relaxante, Reflexologia, DO IN, orientação nutricional, de plantas medicinais e terapia anti -oxidante.

sábado, 8 de novembro de 2008

MEDICINA TRADICIONAL CHINESA



MEDICINA TRADICIONAL CHINESA






A Medicina Chinesa, atua na área curativa e preventiva.Com quatro mil anos de história, a técnica pode ser administrada como tratamento complementar em diversas patologias e distúrbios bifuncionais.



Quando falamos em Medicina Tradicional Chinesa, são os profissionais que atendem seus pacientes segunda a medicina e visão Oriental do aspecto tradicional dos chineses não na visão Francesa ou Escola Francesa



Essa diferença é clara no resultado dos tratamentos, pois, no modo tradicional visa tratar o paciente como um todo em relação ao universo, de acordo com o ciclo estacional e diversos outros fatores ligados a psique.



Isso ocorre um estudo do paciente e sua relação com os acontecimentos ao seu redor, leva a mudança de pontos, há serem usados durante o tratamento segundo sua unidade como pessoa.



VEJAMOS UM EXEMPLO:



DIAGNÓSTICO COMO UM TODO:



Paciente chega ao consultório observo que suas unhas eram quebradiças, finas ,frágeis,com estrias longitudinais(que havia sido orientado a fazer um tratamento por meio do cálcio mas sem resultados).Os olhos lacrimejavam muito com facilidade, principalmente sob efeito do vento.O corpo apresentava um ligeiro odor rançoso e o paciente facilmente se encolorizava(raiva),quando então gritava muito.



ENTAO COM TODOS ESTAS OBSERVAÇÕES NA MEDICINA CHINESA TRADICIONAL



Fazemos uma análise que este paciente pertence ao elemento Madeira, e que há hipoatividade do figado, o órgão pertencente a este elemento, precisava ser tratado, o estudo possui um diagrama estacional com os elementos (maderia,fogo,terra,metal,água nesta ordem de criação ) onde o elemento Madeira é nutrido pelo elemento água, no entando por uma lei de contradominância que o elemento Metal "corta" madeira , e o elemento Água cria ou gera madeira.



É então observado um desequilíbrio energético diante outros qustionamentos feitos ao paciente durante a consulta; o tratamento é analisado distribuindo os pontos correspondentes a cada elemento que representa uma estação: Tratar fígado distribuir pontos relacionado ao órgão em "choque" neste diagrama



Madeira-primavera



Fogo-verão



Terra-interestação



Metal-outono



Água-inverno



Analisando que a hipoatividade do fígado correspondia a necessidade de tonificar ou melhorar a energia que circulava neste órgão. Após a distribuição dos pontos chamados WU SHU conforme seus elementos:



Madeira-F1



Fogo-F2



Terra-F3



Metal-F4



Água-F8



A análise prosegue verificando que pelo tratamento por meio da lei do cinco elementos o elemento MÂE ou seja pela lei da criação este é o elemento que tonifica , neste caso o elemento que tonifica a madeira é o elemento água porém precisamos ainda observar qual a estação que ocorre o caso. E este paciente foi tratado na estação primavera. O que me faz ver que o ponto F8 deve ser trabalhando neste paciente pois este é o ponto do elemento água que é o elemento que tonifica madeira o qual pertence o órgão fígado , o órgão que esta em desequilíbrio energético.



Foram associados outros pontos para este tratamento mas assim como foi analisado que o ponto F8 seria um ponto para equilibrar a energia do Fígado deste paciente , assim foi desenvolvido o estudo dos outros pontos para melhorar a energia dos outros órgão "choque" deste paciente.



Este tratamento depois de elaborado foi realizado em 10 sessões e no final deste foi efetuada a cura , paciente liberado fazendo menos sessões para manter o "equilibrio energético".



A medicina chinesa na visão Francesa ou não na tradicional utilizaria neste caso uma tabela com pontos que chamamos de COMANDO são pontos fixos que tonificam, sedão, dispersam, passam , a energia mas seria usado o mesmo ponto para esse paciente como para um outro que apresentasse as mesma caracteristicas sem levar em conta a unidade do ser, seus psiques e as estações.



POR EXEMPLO



Como neste caso é tonificar a energia que circula no órgão em "choque" o ponto dentro dessa tabela por coincidência é o mesmo que seria utilizado pela estacional o F8 mas os outros utilizados dos outros órgão para sedar e tonificar conforme a Lei dos cinco elementos não acompanharia o tratamento.



Lógicamente que a acupuntura pela Escola Francesa é utilizada em alguns tratamentos pelos que utilizam a Tradicional o que enriquece o tratamento.



Porém ainda são tradicionais a técnicas de inserção de agulha e formas de tratamento ainda mais específicas que individualizam seus pacientes.



Como cálculo de ponto aberto, Ba Gua, Feng Shuí, entre outros estudo.



Para saber se os pontos que serão usados no seu tratamento são preparados especialmente para você , que você foi estudado por seu acupunturista de acordo com sua queixa principal pergunte a ele qual a "linha" de seguimento do seu trabalho Chinesa ou Francesa.



E BOM TRATAMENTO!!!






Denise Nascimento de Andrade.